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Em 2020, 250 milhões de carros sem motorista



Montadoras estão cada vez mais se associando a empresas de tecnologia.


Até 2020, um em cada cinco carros que rodam no mundo estará conectado diretamente à rede de internet sem fio e 250 milhões deles usarão a tecnologia para incorporar a condução autônoma - ou seja, poderão dirigir sem a interferência do motorista. A projeção é de recente estudo sobre o tema da consultoria Gartner.

Segundo a consultoria, em 2015 haverá 4,9 bilhões de “coisas” conectadas à internet, o que representa um aumento de 30% em relação a 2014 e a previsão é de que sejam 25 bilhões em 2020. Os carros já representam uma grande parcela de tudo que está conectado à rede, tecnologia indispensável para fazer funcionar os sistemas de condução autônoma. 

Já a IHS, empresa de pesquisas e análises de tecnologia industrial, diz que o aumento em 2015 será de 20% dos carros no mundo com alguma forma de conectividade embutida, enquanto as previsões para o futuro são um pouco mais pessimistas, com aumento de seis vezes até 2020, resultando em 152 milhões de veículos on-line. 

Em 2035 as os carros autônomos deverão representar 75% das vendas globais, de acordo com a EY (nova marca da Ernst & Young). Segundo a consultoria, daqui 5 a 10 anos já será possível usar veículos autônomos em ambientes controlados (leia aqui)

Cada vez mais as montadoras estão desenvolvendo aparatos de conectividade em seus carros e parcerias com empresas de tecnologia. O poder de escolher músicas ou fazer chamadas porbluetooth na tela touchscreen do carro é algo que já está ficando para trás em questão de inovação, já que grande parte dos carros está vindo de fábrica com essas tecnologias e não é algo restrito apenas aos modelos de luxo. 

Fábricas como a BMW estão desenvolvendo carros que estacionam sozinhos ou como a Volvo, que tem modelos que identificam por câmeras pedestres e ciclistas na rua e acionam os freios do carro. Já a Ford, em parceria com a Intel, desenvolve um protótipo chamado Mobii, onde uma câmera fará identificação facial do motorista, que terá um acesso personalizado ao sistema do carro.


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